sexta-feira, 19 de junho de 2009

Diploma para Jornalistas e Cozinheiros, já!

Logo pela manhã, ouvi a celebre frase do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes: “Jornalista é como Cheff de cozinha, não precisa de diploma para ser bom”. Coitados dos jornalistas e estudantes de jornalismo que, assim como eu, não sabem cozinhar.

Jornalismo é uma profissão e precisa sim ter uma regulamentação. Já pensou se todos os diplomas universitários não forem mais obrigatórios? Para se entender de leis e de Constituição, Senhor Ministro, também não é preciso fazer o curso de Direito? Então, o diploma deve ser extinto também...

Técnicas, práticas, leituras, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, e tantas outras atividades que fazem parte do currículo de um curso de Jornalismo; tudo isso foi desconsiderado quando se votou pela extinção da obrigatoriedade do diploma, da nossa tão perigosa profissão. O jornalista é um mediador de informação e noticias, não é o dono da razão, da verdade, não é o único que se expressa, que comunica. O ato de falar, utilizar sinais é comunicar; partindo disso, todos os cidadãos são livres, quanto à expressão e à comunicação. Ora, sendo assim o diploma não é inconstitucional.

Nós, jornalistas, fomos comparados a chefes de cozinha, desmerecendo tanto a nós, como aos chefes de cozinha. Voltamos ao tempo em que as únicas profissões que merecem valor são as de médicos, advogados e engenheiros. Ser jornalista vai muito além do somente escrever. Diferentemente do que disse a advogada do Setersp, Tais Gasparian,a profissão do jornalismo tem técnica sim, ela é formada em jornalismo por acaso pra saber?

O Ministro Gilmar Mendes continuando o seu “belíssimo” discurso disse que o jornalismo não exerce perigo algum para a coletividade. Que memória curta... foram esquecidos todos os grandes erros e acertos jornalísticos que mudaram a história do Brasil e do mundo.

Para ser escritor realmente não é preciso ser jornalista. Aliás, para escrever não é preciso nem ter profissão, é preciso somente saber escrever. Desculpem-me, mas agora terei que aprender a cozinhar, eu sabia fazer o Lead, agora precisarei saber fazer comida.

Um comentário:

Dai disse...

Opa...quero meus créditos sobre a foto. (Como se colocar a foto na internet não fosse enviar de bandeja para o domínio úblico). Por falar em bandeja...conheço um jornalista, melhor dizendo, radialista que cozinha muito bem. Bom, nesse trelelê todo, ele já está na vantagem. Embora indignado.