terça-feira, 9 de junho de 2009

Que raios de bicha é essa?

Já se avistava o rio, o Velho Monge era o horizonte, isso significava que o Sistema de Eletrônico de Bilhetagem- SEB, vulgo Setut, estava próximo. Por incrível que não pareça, a “bicha”, como falam nossos anfitriões de língua, estava maior que todas as vezes que eu já tinha visto.
A velha carreira de estudante me obrigou a enfrentá-la, afinal, uma lei judicial me dá o direito à meia passagem. Com aproximadamente 600 metros para mais ou para menos, como dizem as pesquisas de opinião, me dispus mais uma vez, por necessidade obviamente, a cumprir esta cruel aptidão de estudante teresinense.
Teresina é considerada uma das menores capitais do nordeste e também do Brasil, e mesmo com toda sua pequenez possui um precário, ineficiente e caro sistema de transporte coletivo. Mas pior que isso, porque é comum passar 40 minutos numa parada de ônibus, é ficar uma hora, 30 minutos e alguns segundos na “bicha” para colocar créditos estudantis e assim ter acesso à meia passagem que nos cabe por direito.
Ergui os olhos após algumas fotos daquilo, daquele monstro, daquela “bicha”. Oh! “bicha” meu Deus! Mesmo assim não desisti, após alguns minutos em pé encontrei uma amiga de curso e logo tratamos de dar um jeitinho brasileiro e pelo menos esta uma hora e meia passou com uma boa conversa e muitos sorrisos. Mas não foi rápido coisa nenhuma, afinal uma hora e meia é sempre uma hora e meia.
O SEB foi descentralizado, vários pontos de distribuição foram espalhados pela cidade. No entanto, o que parecia uma solução se tornou um problema ainda maior, pois apenas espalharam os computadores pela cidade e a central ficou com menos caixas distribuidores de passagens estudantis. Talvez seja esta a explicação para aquela “bicha” homérica.
Colocados meus créditos, desci as escadas e me perdi da amiga naquele mundaréu sem fim. Depois de passar por tudo isso compreendi fidedignamente o motivo pelo qual nossos colonizadores portugueses e irmãos de língua chamam fila de “bicha”.
Pense numa bicha grande! Essa expressão cabe perfeitamente para aquele alinhado de pessoas, que estavam próximas ao Velho Monge naquela tarde.

Um comentário:

Jafet disse...

Só muda o lugar mas a bicha é mesma!!!
seja Setut por ai
ou Setps de cá