domingo, 27 de novembro de 2011

Todo dia é pleonasmo

Por Thays Teixeira

            Gosto do cotidiano. Muitos reclamam que ele é o responsável por entediar a vida. Eu discordo, e radicalmente. Entendo que por trás, do “todo dia ela faz tudo sempre igual”,  como diz o Chico, existe uma sincera beleza, talvez eu tenha aprendido a compreendê-la, escutando essa canção. É da simplicidade que eu gosto, e o simples, nada mais é que um cotidiano. 
            Não é porque se faz algo todos os dias que ele perde o encanto e a boniteza. Sem duvidas essa cobrança excessiva pelo diferente, uma novidade a cada segundo é uma questão econômica, um raciocínio devorador, consumista. Levantar-se, tomar café, sentindo o gosto suave do grão, pegar um ônibus e observar o colorido das faces, o som e a multiplicidade das vozes e palavras.
            Imaginar os significados. Tentar entender diariamente porque existe uma cobrança para que a teoria domine a realidade, quando na verdade essa não é a intenção dela , ler milhares de livros, buscando respostas que nunca virão. Isso é lindo, é desafiador, e é todo dia.
            Parece que o cotidiano é pequeno, mas não é. Talvez, melancólico por ser igual, ou próximo. Já diria o alemão Marx os fatos históricos são únicos, por isso que o cotidiano me comove, está inserido nessa categoria de nunca se repetir demasiadamente da mesma forma, de ser assim como os fatos. Acho que estamos perdendo a capacidade de nos comover, a falta dela pode ter deixado o cotidiano sem brilho. E nós seguimos ficando sem .....enxergar que o simples todo o dia é mergulhado no belo, se pararmos e percebermos, os olhos até brilham.
            E eu? Eu não tenho medo de viver, só tenho medo de não saber viver!
                        

Um comentário:

Guto disse...

Gostei.
Mesmo.



Mostrarei a isana, vc escreve muito bem.....

Uma crônica limpa e bem elaborada. li a segunda tb.... gostei tb mas não me identifiquei como aconteceu com a primeira.


vou ler aos poucos com calma.




não tem vontade de publicar?




;D



bj