quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SOCIOLOGIA E VIDA COTIDIANA: DA POBREZA A MCDONALDIZAÇAO

A sociologia como explicação das relações humanas em grupos e sociedades produziu nos últimos anos grandes compreensões da vida cotidiana principalmente no tocante as disparidades de classes e evolução dos conhecimentos tecnológicos e esta relação com a social.
Vários riscos produzidos nas sociedades são provocados ela intervenção humana na natureza alem disso o desenvolvimento de uma economia de mercado que absorve tudo que pode gerar lucro provoca uma banalização da vida e dos costumes. Esse efeito dominador do mercado assumiu proporções gigantescas principalmente com o processo de globalização e acentuou ainda mais as disparidades econômicas.
Um ato tão social quanto biológico como comer, se torna um martírio num tempo em que tudo é descartável, inclusive as pessoas. Alguns passam fome porque não disponibilizam de dinheiro nem ao menos pra uma refeição enquanto que outros não perdem uma nova promoção do McDonalds. Eficiência, calculabilidade, uniformidade e controle através de automação são as palavras do momento, principalmente, esses termos que repassam uma idéia de racionalidade para a vida cotidiana.
Numa época que a informação é tudo, refletir sobre os comportamentos é algo de fundamental necessidade para que desta forma seja possível compreender porque o consumismo assumiu grandes escalas e países ricos e desenvolvidos mantém ainda pessoas vivendo em extrema pobreza e do outro lado grandes redes principalmente de fast-foods e de comunicações.

Nenhum comentário: