quinta-feira, 4 de setembro de 2008

VELHOS AMIGOS!

A velhice nunca foi doença, mas sempre tratada como tal. Aos velhos são delegados papéis sem funções numa sociedade, quando não simplesmente são execrados do convívio social saudável. A juventude parece esquecer que eles já foram jovens e se tornaram velhos não nasceram assim. O que aponta que a juventude também envelhecerá.
Como envelhecer de forma digna num contexto de exclusão? Sendo sagaz e buscando uma aprendizagem permanente. Os idosos têm muito a contribuir com suas experiências e com suas histórias eles são o passado oral que se escuta sempre que houver disposição de algum jovem para ouvir, aprender e ensinar. No entanto que os velhos possam compreender a impulsividade da juventude frenética e veloz da era dos bytes. Os idosos são seres humanos e devem ser tratados como tal, mas é necessário que eles estejam dispostos conquistar novos conhecimentos e não se limitem , simplesmente porque em vez de 20 possuem 80. E quem falou que aos 80 não se aprende mais? Porque devem apenas bordar ou jogar baralho? Podem desbravar o mundo virtual mesmo que com a ajuda de uma pessoa mais nova. Os novos têm algo a ensinar e a aprender também. Queridos velhos aprendam com os jovens, mas os ensinem como foi maravilhosa a sua época e quantas coisas impressionantes você fez quando tinha a mesma idade.
A velhice saudável deve fazer parte dos nossos planos, não nos enganemos porque o tempo realmente passa! Viver por mais maravilhoso que seja não é para sempre. Com o desenvolvimento da medicina estética plástica se torna cada vez mais algo banal, no entanto é preciso entender que envelhecer não é um martírio pelo menos não deveria ser e tentar esconder a idade com plástica, buscar uma juventude física que não voltará é frustrante e entristecedor. Fazer plástica é condenável? Lógico que não, mas que você faça plástica e não que ela faça você. Envelhecer é destino de todos, mas que ele seja prazeroso. Como diria Lya Luft: “A velhice que tarda agora bem mais do que décadas atrás, pode ser bela, alegre e apreciada enquanto não for amarga.” Então não façam da velhice algo como um caminho para o fim e a tratem como uma fase da vida que possui altos e baixos como qualquer outra e que precisa ser vivida intensamente e dignamente.
Peço aos velhos, nos amem, nos divirtam, nos apóiem, nos escutem e nos ensinem porem façam o mesmo consigo,amem,divirtam-se, escutem, aprendam e acima de tudo vivam. Vocês são velhos não mortos. Agora, seja capaz de ser velho não de virar caricatura, ou tentar ser criança, seja velho apenas, tenha orgulho dos anos que conquistou que viveu e que foi feliz ou até mesmo nem tão feliz, todavia não se mutile porque o tempo passa ele vem para todos, seja amigo do tempo não reme contra maré. E jovens respeite os anos que vocês ainda não tem porque existem grandes chances deles chegarem para você.

Nenhum comentário: